sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NÃO DEIXE ELA TE PEGAR

Hoje, é cada vez maior o número de pessoas que se entregam à depressão. Inconscientemente, deixam-se levar pelos problemas do dia a dia, pela solidão, vão afundando lentamente e, quando se dão conta, o buraco já está fundo demais para poder sair.

Em alguns casos, o processo é tão lento que os amigos e familiares demoram a perceber e pouco fazem para ajudar. Quando se dão conta às vezes já é tarde demais.

Minha mãe, entre 2006 e 2007, teve uma crise séria de depressão. Morávamos juntas (só nós duas). Eu ia para a faculdade, de onde saía direto para o trabalho e minha mãe ficava sozinha o dia inteiro.Foram dias muito difíceis. Eu precisava sair de casa. Pedia para amigos irem visita-lá, mas ela se trancava e fingia não estar em casa. Era o dia inteiro com as cortinas fechadas. Não atendia telefone, não se abria com ninguém. Eu, na minha rotina louca, demorei a me dar conta do risco que minha mãe estava correndo.

Foi Deus que, a tempo, fiz um sacrifício no orçamento e consegui um bom analista para ela.Além da medicação que ela precisou tomar, segue algumas dicas que com certeza ajudaram minha mãe e poderá ajudar quem quer que seja:

Caminhada: principalmente durante o dia, com o sol batendo no rosto; Que tal convidar o amigo ou parente depressivo para andar de bike? É uma delicia; E a leitura? Que tal dar de presente a pessoa um livro bem gostoso?

Importante: Ninguém é depressivo porque quer. Se você conhece alguém nesse estado, dê mais atenção a esta pessoa, incentive-a a procurar um médico.

Se a tristeza em excesso for com você, busque ajuda! Geralmente é muito difícil, quase impossíve sair dessa sozinho.

Bjs...

3 comentários:

Sol Sampaio disse...

Grande dica, Paulinha... eu vivo isso na pele, minha mãe é portadora de Alzheimer, acompanhada de uma depressão sem fim. Por conta disso e de outros problemas, acabei ficando muito triste, mas era uma tristeza excessiva que nao justificava... até descobrir que também estava afundando em uma depressão monstruosa. E tem mais, ela não avisa!!! Procurei ajuda profissional, mas só piorei com medicamentos, então decidi ser mais forte que ela e tenho lutado muito, mas estou vencendo a danada. Parabéns pelo Blog, está lindo!!! Beijos.

Unknown disse...

Paulinha,

parabéns pelo blog.
Adorei!
Serei uma visitante assídua!
2 Beijos!

Unknown disse...

Amigas, eu usei mega hair de todos os tipos, telado , queratina, amarrado.. ate com fita adesiva eu recorri na intençao de manter o mega e ter meu cabelo saud'avel. Mas toda esta troca e busca incenssante por profissionais excelentes nao foram sufucientes para nao danificar meu cabelo , que depois do mega nunca mais estiveram belos, pelo contrario estava cada mais fraco quebradiço, fino, desnutrido e pessimo. Tomava ineoov, pantogar , ia ao dermatologista, tuda na intençao de manter o meu cabelo bonito. Fazia manutençao a cada dois meses . Gastava uma grana preta com tudo e resultado... o meu cabelo so piorava, agora definitivamente desisti do mega porque preciso e quero ter cabelos lindos naturais.
Minha dica é nuncaaa coloquem mega , porque vira um vicio nos sentimos lindas , poderosas , mas as nossas madeixas reais sofrem muito.
bjs a todas